terça-feira, 17 de dezembro de 2019

ANTÔNIO RODRIGUES DE CARVALHO



Nasceu no Sítio Capim Grosso, atualmente Upanema, Estado do Rio Grande do Norte, no dia 13 de junho de 1927, dia em O Bando de Lampião invadiu a cidade de Mossoró, mas devido a um erro, ele foi registrado como se tivesse nascido no dia 13 de janeiro do mesmo ano, seus pais eram o agricultor Luiz Rodrigues de Carvalho e da lavandeira Cosma Martiniano de Carvalho
A criança que viria a governar a cidade de Mossoró em dois mandatos chegou a esta cidade no ano de 1934, vindo no lombo de um burro por tropeiros a pedido de duas irmãs que moravam já em Mossoró e que já trabalhavam como empregadas domésticas.
Antônio Rodrigues iniciou os seus estudos aos sete anos de idade, sempre em escolas públicas. Quando ele estava com dez anos de idade, foi adotado pelo vereador da cidade de Mossoró, João Manoel. Toinho terminou o primário, os estudos do ginásio deveriam a ser pagos, pois naquele  tempo não havia escola pública em Mossoró. Ele então se viu com dificuldades porque naquele tempo, na década de 30, somente apenas o Colégio Diocesano Santa Luzia tinha o ginásio, Vendo Toinho querendo muito terminar os seus estudos, o então vereador João Manoel conseguiu uma bolsa de estudos com o governador do Estado so Rio Grande do Norte, Rafael Fernandes Gurjão, mas como a cidade de Mossoró não tinha mais o curso que Antonio Rodrigues estava querendo fazer, ele então foi estudar na capital do Estado.
Em Natal ele morou na Casa do Estudante, vindo a fazer seus estudos no Atheneu, onde mais tarde foi professor do mesmo. Quando estava morando em Natal, ele entrou para o movimento estudantil, integrando a Associação Potiguar dos Estudantes, onde conseguiu se n firmar como líder. É tanto que ele foi eleito 24 vezes a cargos estudantis
Aos 24 anos de idade entrou para a política, isso se deu no ano de 1951, chegando a Assembleia Legislativa, convidado para completar uma chapa para deputado estadual.
Assim nos revela o pesquisador Almir Nogueira, sobre seus apontamentos quanto a este grande homem. Mas, os sonhos dos estudos permaneciam, foi o Curso de Direito que o demonstrou sua magnífica oratória, onde por falta deste curso em Natal, o obrigou a procurar em Alagoas, periodicamente em Maceió, fazendo este curso lá e em Natal desempenhava as funções de professor e deputado.
No seu primeiro mandato, foi preciso conciliar os trabalhos legislativos com o curso de Direito na cidade de Maceió, pois naquele tempo (década de 40) o Estado do Rio Grande do Norte não oferecia estudos jurídicos e aulas no Atheneu.
Mais adiante, o professor Almir diz: ‘Quando Upanema – RN, em 1952, ainda era Vila e pertencente a Campo Grande – RN, Toinho Rodrigues tido eleito deputado estadual.
Antonio Rodrigues , quando estava já no terceiro mandato como deputado estadual, chegou a eleito prefeito de Mossoró, em sucessão a Jerônimo Vingt Rosado Maia, quando foi eleito pela legenda do PTB à prefeitura, no dia 05 de janeiro de 1958, estava com os seus 31 anos de idade, sendo ele o mais jovem prefeito da cidade, tendo como companheiro de chapa José Francisco Motuma, qual não foi eleito, o vencedor foi Francisco Vicente de Miranda Mota Toinho faz ele uma das mais belas administrações, trabalhando em prol da cidade, governando até 31 de março de 1963, quando foi substituído pelo bacharel Raimundo Soares de Souza
Antonio Rodrigues foi eleito deputado estadual pela quarta vez  em 15 de novembro de 1966. Antes de concluir o  seu quarto mandato, ele foi a luta novamente no ano de 1968, mais precisamente no dia 15 de novembro de 1968, quando foi eleito prefeito de Mossoró, pela segunda vez, quando derrotou Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia. Teve como companheiro de chapa José Genildo Miranda.
Quando terminou o seu mandato de prefeito no dia 31 de janeiro de 1973, não quis mais saber da política, largou tudo e foi em busca de realizar um grande sonho, a formatura em Medicina.
 Finalmente foi aprovado no vestibular pela UFRN, tornando-se médico no final dos anos 1970 e seguiu a profissão, atuando como Clínico Geral até o seu falecimento.
Antonio Rodrigues ou melhor, Toinho do Capim, no ano de 2004 desejou participar novamente da política, ingressando no Partido Verde. Nas suas duas administrações como prefeito de Mossoró, Antonio Rodrigues contribuiu muito em prol do desenvolvimento da cidade, que podemos destacar algumas obras: as ruas dos bairros começaram a ser pavimentadas, instalou em vários bairros a imunização pública.
 Antonio Rodrigues veio a falecer no dia 03 de dezembro de  2009, vítima de complicações renais, quando estava no Hospital São Lucas, em Natal, foi sepultado no Cemitério da Paz, na Capital, era casado com  MARIA AUGUSTA FILGUEIRA, desse enlace deixou dois filhos: MORANTO RODRIGUES DE CARVALHO, Promotor de Justiça e faleceu no dia 6 de janeiro de 2016: e MAIRMA RODRIGUES.
FONTE – LIVROS GOVERNANTES DE MOSSORÓ, DE LINDOMARCOS FAUSTINO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O LXXIII BLOG DO STPM JOSÉ MARIA DAS CHAGAS - MOSSORÓ-RN